quinta-feira, 25 de outubro de 2012

A Zootecnia não é só carne.



Ao contrário do que a maioria pensa, a zootecnia não se limita apenas em “sustentar o mundo, produzindo mais em menos tempo”, está é apenas uma área deste curso que está em expansão.

A maioria dos zootecnistas acaba apenas demostrando um lado de seu trabalho, na parte de abate animal, ou leite e derivados produzindo mais animais em menos tempo para fins de consumo humano. A zootecnia é um curso novo que está em expansão, para pessoas que não gostam – como veganos, vegetarianos ou protetores de animais – pouco sabem sobre este curso, já que relacionam para consumo animal, onde animais são “produtos” de lucratividade humana. Para ficar claro, se acabarem com a zootecnia, não acabará o abate de animais, pois as pessoas continuaram consumindo carne. Vemos isso também na área de Veterinária. A questão é que para o zootecnista que se preocupam com o bem estar animal, sua intenção é que a vida daquele animal, até seu abate, seja “boa” ou “feliz”, já que para este profissional sua intensão é ajudar até que o mundo seja vegetariano – por exemplo. Claro, temos aqueles que amam carnes e não respeitam animais, porém encontramos um público novo, já que a preocupação pelos animais vem crescendo pelo mundo, profissionais que lutam por uma vida descente – mesmo seu fim sendo o abate – dos animais. Sim, existem zootecnistas vegetarianos.

Continuando, saindo desta parte de consumo animal, um zootecnista pode trabalhar em diversas áreas: manejo de animais silvestres, produção de rações, preparo de pastagens, administração rural, organização de feiras agropecuárias, bem estar animal, inseminação, manejo e nutrição de cães e gatos, higiene, climatologia, etc. Então, se você gosta de animais, mas não quer trabalhar com eles diretamente para abate, você tem uma área extensa, porém, que está em crescimento. Diferença entre veterinária e zootecnia? Veterinária, você irá cuidar da parte clínica dos animais – curar, já a zootecnia você trabalha na área de manejo animal.

Sim, você pode fazer zootecnia, caso goste de animais. Claro, como todo curso de biológicas (ex.: veterinária e biologia), você verá coisas que não irá concordar, por outro lado, você que determinará o lado que vai escolher. Pensando um pouco mais, o que seria melhor, pessoas que não gostam de animais sendo zootecnistas ou pessoas que gostam de animais sendo zootecnistas? Qual você acha que vai respeitar mais o animal? Pessoas que lutam pelo bem estar animal, quando unidas seria melhor, do que apenas dizer que o curso deveria ser excluído sendo que, cá entre nós, isso está bem longe de acontecer.

Fiz este post com a ajuda de minha prima Luciana que começou a fazer zootecnia (já que não pode fazer veterinária por ser mais caro – assim como eu). Temos a intensão de mostrar um outro lado que não achamos em vários sites sobre o curso, onde veganos e vegetarianos apenas veem o lado ruim do curso (gente, todo curso tem seu lado ruim. O mundo não é perfeito!), xingando zootecnistas, mandando proibir o curso... Foi aí que vimos que pouco se sabe sobre a área.

“Se você está para fazer ou pensando em fazer zootecnia, não desanime. Estou adorando o curso, temos muito mais contado com animais, a natureza e o campo. Já vi e ouvi algumas coisas que não concordo como já vi muita coisa boa como preocupação com o bem estar animal e meio ambiente, afinal, eu é que vou escolher o lado que irei escolher: ser ético ou não. Eu serei, e quanto mais pessoas pensarem assim, mais felizes serão os animais. Como disse minha professora, não cabe a mim fazer uma pessoa parar de comer carne, eu poderia usar este tempo fazendo minha parte com os animais, até que este e outros milhares pelo mundo se decidam. Enfim, eu pretendo ir para área de manejo de animais silvestres ou de equinos. ” –Luciana.


5 comentários:

  1. Finalmente! Dá para colocar um comentário, conseguimos! Rsss...Adorei o post, espero que possa ajudar mais pessoas.

    ResponderExcluir
  2. me sinto tão feliz de ler esse posto.. estou no meu segundo ano no curso.. e me encontro limitada.. por medo do meu curso ser algo ruim para os animais..mas muito pelo contrário.. podemos fazer bem a eles e ao mundo.. e isso me faz muito feliz

    ResponderExcluir
  3. Amei este post! Irei começar o curso e surgiu essa dúvida se existia zootecnistas vegetarianos/veganos, pois também pretendo virar. Você esclareceu bastante, e pareceu muito sincera.
    Fico feliz que exista pessoas como você no mundo, me acalma.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom ler isso!!! Me ajudou muito em decidir se quero cursar zootecnia ou não <3

    ResponderExcluir